sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hoje é o Dia Internacional do Livro

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, na Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol, autor de Dom Quixote.
No ano de 1930, a data comemorativa foi mudada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, em virtude de a data assinalar também o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
A título de conhecimento, vale lembrar que, no caso de Shakespeare, tal data não é precisa, pois a Inglaterra, naquela época, ainda utilizava o calendário juliano, com uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano, usado na Espanha.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Atenção à ambiguidade

A ambiguidade é um assunto que deve ser tratado com muita atenção. Não só porque os vestibulares trazem frequentemente questões envolvendo frases em que há ambiguidade, mas principalmente porque se trata de um tipo de desvio que empobrece o texto.
Observe a manchete de uma notícia publicada em um jornal diário da cidade de São Paulo:
Policiais viajam atrás de carro apreendido
A manchete possibilita duas leituras. De acordo com a primeira leitura, os policiais teriam viajado dentro de um carro apreendido, no banco de trás. A outra possibilidade seria que os policiais teriam viajado perseguindo um carro apreendido, ou, ainda, teriam viajado para encontrar um carro apreendido.
Lendo-se o "lead" (resumo que antecede a matéria propriamente dita), esclarece-se a dúvida:
Investigadores saíram de São Paulo e foram para Ourinhos em busca de um veículo em posse da PRE. No estepe, havia R$ 40 mil
Como se trata de uma notícia de jornal, a dúvida pode até levar o leitor a interessar-se pela leitura, para ver a questão esclarecida. No entanto, se o texto não é jornalístico, ele deve priorizar a clareza, deve primar pela objetividade, o que também é uma qualidade do texto jornalístico.
Portanto, ao produzir um texto, tenha um cuidado muito especial para não deixar o leitor em dúvida. Certamente essa situação fará com que ele perca o interesse pela leitura do seu texto.