quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vale a pena conferir

A capela de São Miguel Arcanjo (na Praça do Forró, em São Miguel Paulista) foi erguida em 1622 e tombada por volta de 1930 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com fundamental contribuição de Mário de Andrade.
Hoje, após 3 anos de restauro, a capela foi reaberta para exibir obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Vicente do Rego Monteiro, entre outros, do acervo dos Palácios do Governo do Estado.
A exposição, que vai até 20 de dezembro, abre de quinta a domingo, das 10h às 17h. O preço do ingresso é de R$ 2,00. Aos sábados e domingos, a entrada é gratuita.
Essa vale a pena conferir.

Exposição de trabalhos

Com muito prazer comunicamos a todos a realização de uma exposição de trabalhos (muito interessantes) de uma ex-aluna nossa.
Trata-se da Gicelle Archanjo Lima, que estará com seus trabalhos na Casa de Quem, na Rua Peixoto Gomide, 192, a partir do dia 28 de novembro próximo.
Os convites estão disponíveis em: http://separandoascoisas.blogspot.com/
Para informações sobre a Casa de Quem: http://casadequem.wordpress.com

Cuidado com a vírgula

Preste muita atenção a casos frequentes de emprego indevido da vírgula.
Este, por exemplo, muito comum, consiste em separar o sujeito do verbo por vírgula, o que não está de acordo com a norma culta da língua.
Em um folheto de divulgação dos vestibulares de uma faculdade, lê-se: "Quem questiona, evolui"
Observemos que o sujeito de "evolui" é "quem questiona", ou seja, "o questionador". Em um período simples equivalente, teríamos: "O questionador evolui." Nesse caso, fica mais fácil perceber que não se deve empregar a vírgula depois de "questionador", da mesma maneira que não se deve empregar a vírgula depois de "Quem questiona".
Embora muito frequente, este caso chama a atenção dos examinadores dos vestibulares. Vamos ficar atentos!

sábado, 14 de novembro de 2009

Você possui?

Alguém me perguntou sobre a forma correta da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "possuir": "ele possui" ou "ele possue"?
Como se trata de um verbo utilizado com muita frequência, a maioria sabe que a forma correta é "possui". No entanto, quando se trata de outros verbos em "uir", empregados menos frequentemente, pode haver mais dificuldade em confirmar o correto, como acontece com o verbo "contribuir": ele contribui" ou "ele contribue"?
Vamos guardar: verbos em "uir" fazem sempre a segunda e a terceira pessoas do singular do presente do indicativo com "i": "tu contribuis", "ele contribui".
Apenas os verbos em "uar" é que utilizarão o "e" nessas pessoas do presente do subjuntivo: "que tu atenues", que ele atenue", "que tu continues", "que ele continue".
Vale a pena tomar cuidado com tais formas, pois os erros, nesses casos, são considerados muito primários quando se trata de um texto em um vestibular.