segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mais um pouco de vírgula

Vejam este caso de emprego de vírgula: "Governo intervém, e CBF aceita estudar calendário" (Manchete de matéria publicada no caderno Esporte do jornal Folha de S. Paulo, edição de 8 de agosto).
Geralmente pensamos que não se usa vírgula com a conjunção "e". No entanto, se as orações ligadas por aquela conjunção tiverem sujeitos diferentes, o uso da vírgula é obrigatório, como no caso da manchete aqui apresentada. Portanto, o uso da vírgula está de acordo com a norma culta da língua, pois o sujeito da primeira oração é "Governo", e o sujeito da segunda oração é "CBF".
Exercite este conhecimento em seus textos!

3 comentários:

  1. Meu grande mestre MITO MIRO, faltava o seu blog na internet.
    Esse é mais um emprego da vírgula que eu aprendi, tenho certeza que aqui sempre haverá um texto que me acrescente.

    Um grande abraço,
    Bruno Maia.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que gostei do post, realmente não sabia sobre este uso da vírgula. Mas também confesso que me senti espantado ao ver a origem do texto: Caderno de Esportes,Miro?! Não imaginava que o senhor gostava do assunto =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Bruno e Felipe,
    Muito obrigado pelos comentários. Continuo contando com as consultas ao blog e procurarei sempre continuar merecedor da confiança e da amizade de vocês.
    Abraços.
    Miro

    ResponderExcluir