quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ambiguidade intencional?

O jornal Diário de São Paulo, em sua edição de 23 de setembro, quarta-feira, traz a seguinte manchete, na primeira página: Kassab recua e põe mais dinheiro no lixo. A matéria refere-se à intenção do prefeito de cortar 20% da verba destinada à varrição das ruas. Lendo a manchete, vemos que há uma ambiguidade, pois cabe também a interpretação de que Gilberto Kassab desperdiça dinheiro, joga-o no lixo. Claro que essa não é a intenção do editor. Também não vamos pensar ingenuamente que ele não viu a ambiguidade. Tudo indica que percebeu o duplo sentido e, mais que isso, utilizou-o para deixar subentendida a sua intenção quanto a insinuar que o prefeito faz mau uso do dinheiro, ou, ainda, optou por manter a construção ambígua para apresentar um texto que chamasse mais a atenção do leitor. Qualquer que tenha sido a intenção, o duplo sentido foi muito bem explorado. Longe, porém, de supormos que o deslize foi mesmo apenas um descuido. Os jornalistas, quase sempre, são muito competentes no trabalho com a palavra. Afinal de contas, é disso que eles vivem.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sobre o dia 5 de setembro

Sobre o dia 5 de setembro, convém esclarecer que se trata do dia da morte de MadreTeresa de Calcutá. Por isso, ficou sendo comemorado nesse dia o Dia do Irmão. Por extensão, alguns o consideram também o Dia do Amigo. Faço o esclarecimento para justificar o que comentei no dia 5 último, quando da postagem de dois poemas sobre a amizade.

sábado, 5 de setembro de 2009

Dia do Amigo

Segundo algumas fontes, o dia 5 de setembro é o Dia do Amigo. Ocorreu-me sugerir a vocês, nossos amigos (os próximos e os distantes), a leitura de dois poemas muito interessantes sobre o tema.
O primeiro é Amizade, de autoria de Alice Ruiz:

Não lembro datas...
Não me dedico a fazer contas,
Nem fico imaginando até quando...
Simplesmente,
Porque amigos não são números,
Amizade é presença permitida,
Ausência necessária
E sempre presente,
Esteja longe,
Esteja ao lado,
Esteja onde estiver...
E o amor que dedico a um amigo é algo sem palavras
É sorrir por dentro...
Chorar de emoção...
Calar se preciso...

O outro, Recado aos Amigos Distantes, de Cecília Meireles:

Meus companheiros amados,
não vos espero nem chamo:
porque vou para outros lados.
Mas é certo que vos amo.

Nem sempre os que estão mais perto
fazem melhor companhia.
Mesmo com sol encoberto,
todos sabem quando é dia.

Pelo vosso campo imenso,
vou cortando meus atalhos.
Por vosso amor é que penso
e me dou tantos trabalhos.

Não condeneis, por enquanto,
minha rebelde maneira.
Para libertar-me tanto,
fico vossa prisioneira.

Por mais que longe pareça,
ides na minha lembrança,
ides na minha cabeça,
valeis a minha Esperança.

Espero que a leitura agrade a todos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cuidado com a colocação pronominal

Embora o assunto não seja dos mais exigidos nos vestibulares, a colocação pronominal merece uma atenção especial. Veja este trecho de matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 30 de agosto, sábado:
"Desde que a senadora se desfiliou do PT, a polêmica sobre apoiá-la ou continuar na banda orquestrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a favor da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, se espalha no meio dessas comunidades."
Lembrem que os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) não podem iniciar período, como também não podem vir imediatamente depois de uma pausa, mais frequentemente indicada por vírgula. Não vamos estender esse rigor a um texto jornalístico, que deve privilegiar o caráter comunicacional do escrito, mas não vamos também esquecer que, de acordo com a norma culta da língua, essa colocação compromete. No mínimo, o examinador olhará para o deslize com olhos não muito amigáveis.
Portanto, no caso citado: "..., Dilma Rousseff, espalha-se no meio dessas comunidades."

Simulados do novo Enem

Vale a pena acessar o www.educarparacrescer.com , onde o Ideb disponibiliza simulados do novo Enem, além de dicas de leitura para os estudantes que se preparam para os vestibulares.