domingo, 13 de março de 2011

Um perigo iminente

Um amigo acha estranho o emprego de uma palavra em um informe publicitário e pergunta se está correto o emprego da palavra "eminência" naquela passagem.
Vejamos o texto do informe.
"Diante da eminência de uma grave crise, ocasionada pela prevista alteração do clima e por suas consequências desastrosas – como as já vivenciadas enchentes e secas -, a comunidade internacional busca formas de amenizar os efeitos da degradação, acertar as contas com a natureza e garantir o bem-estar das próximas gerações."
Chamou a atenção do amigo a palavra “eminência”, que significa “importância”, "supremacia". Lembremos uma construção em que aparece o adjetivo “eminente”, referindo-se a alguém ilustre, respeitável, muito importante: “O eminente professor recebeu as justas homenagens por seu trabalho exemplar ao longo dos últimos trinta e cinco anos.”
No texto aqui reproduzido, no entanto, a ideia não é de importância, mas de “possibilidade de ocorrência”, o que indicaria o uso de “iminência”, ou seja, “qualidade do que está prestes a acontecer”.
Devemos entender que, nesse caso, “a comunidade internacional busca formas de amenizar os efeitos da degradação, acertar as contas com a natureza e garantir o bem-estar das próximas gerações”, diante da grande possibilidade de ocorrer uma grave crise, diante, portanto, da iminência de uma grave crise.
Vale lembrar inda que, embora a "grave crise" referida no informe seja muito importante, a intenção do autor do texto é chamar a atenção para a "possibilidade de ocorrência", daí a inadequação do emprego de "eminência".
Até a próxima. Aguardamos suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário