sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A CONCESSÃO

A CONCESSÃO
Uma relação sintática muito solicitada nos vestibulares é a relação de concessão, que indica uma quebra de expectativa na frase.
Trata-se da relação indicada pelas conjunções “embora”, “ainda que”, “apesar de que”.
Além dessas conjunções, vale lembrar que também indicam concessão:
“conquanto”, “a despeito de”, “não obstante”.
Observemos o fragmento a seguir, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis:
“Ao entrar na sala, dei com um rapaz, de costas, mirando o busto de Massinissa, pintado na parede. Vim cauteloso, e não fiz rumor. Não obstante, ouviu-me os passos, e voltou-se depressa. Conheceu-me pelos retratos e correu para mim.”
Neste fragmento, a ideia é de que, “apesar de” eu ter vindo cauteloso, ele ouviu os meus passos e voltou-se depressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário