domingo, 4 de março de 2012

Comentários-Fragmentos 1 e 2

Fragmento 1 (publicado em 20 de fevereiro de 2012 na página de abertura da UOL)
Jennifer Lopez tenta evitar foto comendo batata frita e pastel

Comentário
Este texto permite duas leituras.
Primeira leitura: Jennifer Lopez tenta evitar que a fotografem enquanto come batata frita e pastel, isto é, ela não quer aparecer em uma foto comendo batata frita e pastel.
Segunda leitura: Jennifer Lopes come batata frita e pastel para evitar que a fotografem, isto é, comer batata frita e pastel é o recurso que ela utiliza para evitar que a fotografem.
Trata-se, portanto, de um texto com ambiguidade.
É muito claro, porém, que o sentido que o autor do texto pretende é o primeiro aqui explicado.

Fragmento 2 (publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de janeiro de 2012)
Estudo sugere que médicos receitam antibióticos em doses inadequadas

Comentário
Neste texto, o que chama a atenção é o emprego da forma verbal “receitam” (3ª pessoa do plural do presente do indicativo), pois, gramaticalmente, também seria possível o emprego de “receitem” (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo).
Para o entendimento do emprego dessas duas formas do verbo “receitar”, lembremos que o verbo “sugerir” tem, entre outros significados, o de “propor” e o de “dar a entender”.
No texto em questão, o verbo “sugerir” tem o sentido de “dar a entender”, pois se trata de uma conclusão a que o estudo chegou. Portanto, a ação de “receitar” é uma realidade, isto é, “estudo dá a entender que médicos [de fato, realmente] receitam antibióticos em doses inadequadas”, o que permite afirmar que o emprego do presente do indicativo atende ao que prevê a norma culta da língua, pois o modo indicativo deve ser utilizado quando há ideia de realidade.
Do ponto de vista da correção gramatical, a forma “receitem” também poderia ser empregada com o verbo “sugerir”, que teria, nessa nova situação textual, o sentido de “propor”.
Portanto, “receitar” seria provável, uma vez que os médicos poderiam ou não seguir o que o estudo propõe, o que permitiria o emprego de “receitem”, forma do presente do subjuntivo - o modo subjuntivo indica probabilidade. Tal emprego, no entanto, realizaria um sentido inadequado, pois nenhum estudo deve propor que médicos receitem antibióticos em doses
inadequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário