segunda-feira, 26 de março de 2012

Comentários-Fragmentos 3 e 4

Fragmento 3
No Twitter, Rita Lee avisa seus 270 mil seguidores de que a Folha estava chegando na casa onde mora, entre cães, carpas e tartarugas, na Granja Viana (Grande SP).
(Publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 16 de novembro de 2011)
Uma primeira leitura deste trecho pode levar a um estranhamento quanto ao emprego da preposição “de” (“... de que a Folha...”). No entanto, o emprego dessa preposição está de acordo com o que prevê a norma culta da língua, uma vez que o verbo “avisar”, empregado neste
período como verbo transitivo direto e indireto, tem um complemento sem preposição (seus 270 mil seguidores) e outro com preposição (de que a Folha estava chegando...). Também seria correta a construção: “... avisa aos seus 270 mil seguidores que a Folha estava chegando...”, em que haveria igualmente um complemento sem preposição (que a Folha estava chegando...) e outro com preposição (aos seus 270 mil seguidores).
O que se deve observar quanto a desvio da norma culta da língua é a construção com o verbo “chegar”. Lembremos que o verbo “chegar” rege preposição “a”, e não preposição em” (contraída com o artigo "a", formando "na"). Assim, a forma correta seria: “... de que a Folha estava chegando à casa onde mora, ...”

Fragmento 4
DE BRASÍLIA - Em meio à rebelião da base aliada no Congresso, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), desobedeceu o Planalto ao retirar da pauta um projeto que seria
sancionado pela presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira.
(Publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 10 de março de 2012)
A questão a ser comentada quanto a este fragmento diz respeito à regência do
verbo “desobedecer”, que rege preposição “a”. Assim, a construção de acordo com
a norma culta da língua seria: “..., desobedeceu ao Planalto ao retirar...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário